sexta-feira, 24 de abril de 2009

Abertura - Ano Catequético Nacional 2009 - Catedral da Sé


Hoje, na missa que abriu o terceiro dia da 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Indaiatuba (SP), foi marcada pela celebração do Ano Catequético. Oficialmente, o Ano Catequético foi aberto no dia 19, nas paróquias, nas dioceses e nos regionais da Igreja no Brasil.

Na arquidiocese de São Paulo, houve um grande evento marcando o início das celebrações, que foi na Catedral da Sé, onde reuniu cerca de 3 mil catequistas e contou com a participação de 200 catequizandos.

A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, dom Tarcísio Scaramussa, que justificou a ausência do cardeal e arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer e do secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, pois no mesmo dia acontecia no Rio de Janeiro a solenidade de posse de dom Orani Tempesta.


Na saudação inicial lida pela assessora da Comissão para Animação Bíblico-Catequética, Maria Cecília Rover, uma carta escrita pelo presidente da Comissão, dom Eugênio Rixen, dirigida aos catequistas do Brasil.

Em seguida, o coordenador do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), padre Paulo Gil, destacou a presença animada dos catequistas e catequizandos, em especial as pessoas com deficiência.

Na ocasião foi entregue aos catequistas a “chama da catequese”, simbolizada pelo Círio Pascal que peregrinará pelas regiões pastorais das arquidioceses do Brasil durante todo o ano. Também teve o lançamento oficial do CD com 13 canções inspiradas no Ano Catequético.


No momento da pós-comunhão, a assessora da Comissão para Animação Bíblico-Catequética, irmã Zélia Maria Batista, agradeceu a presença dos catequistas na celebração, e de todos os do Brasil pela animação e realização das ações propostas para o Ano Catequético em suas comunidades. De acordo com a irmã, “são os catequistas que dinamizam as atividades programadas e fazem avançar o processo de reflexão, que privilegiam uma catequese transformadora, capaz de forjar uma identidade cristã e formar adultos na fé”.

Participaram da celebração vários religiosos, presbíteros, leigos e atuantes no processo de educação da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário